O Enigma de Outro Mundo [1982] 406Mb - Avi - Legendado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Enigma de Outro Mundo [1982] 406Mb - Avi - Legendado

Mensagem  Igor em Agosto 24th 2010, 13:00

Sinopse: Base de pesquisas científicas na Antártica é aterrorizada por criatura alienígena que pode tomar a aparência de qualquer ser, desde que mantenha com ele o menor contato...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Elenco

Kurt Russell…R. J. MacReady, piloto de helicóptero
A. Wilford Brimley…Dr. Blair, biólogo
Keith David…Childs, mecânico
T. K. Carter…Nauls, o cozinheiro
David Clennon…Palmer, piloto e mecânico reserva
Richard Dysart…Dr. Copper, médico
Charles Hallahan…Vance Norris, geofísico
Peter Maloney…George Bennings, meteorologista
Richard Masur…Clark, veterinário
Donald Moffat…Garry, o comandante
Joel Polis…Fuchs, biólogo
Thomas G. Waites…Windows, o operador de rádio

Direção: John Carpenter

Curiosidades
#- No documentário The Thing: Terror Takes Shape incluído no DVD de 1998 do filme, o editor Todd C. Ramsay conta que foi sugerido a Carpenter um "final feliz" para a história. Carpenter concordou em filmar a cena, mas acabou por não usá-la, preferindo a conclusão niilista que fecha o filme.

#- Não há nenhuma personagem feminina no filme. Segundo o diretor John Carpenter na equipe técnica havia apenas uma mulher, que teve que deixar as filmagens antes que elas fossem concluídas por estar grávida. Em seu lugar foi contratado mais um homem.

#- O Enigma do Outro Mundo teve seu lançamento banido na Finlândia, na época da estréia do filme nos cinemas.

#- O título de abertura de O Enigma do Outro Mundo é exatamente igual ao de O Monstro do Ártico.

.Download./

Parte 1
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Parte 2
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Parte 3
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Parte 4
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Parte 5
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


ARTIGO por Marco Queiroz

"O extremo do terror alienígena..."
John Carpenter é o tipo de diretor que sempre causa controvérsia com seus filmes, senão pela temática abordada, então pelos resultados alcançados. Isso porque as opiniões sobre as produções desse cineasta conseguem oscilar entre extremos, sendo definidas por uns como clássicos e taxadas, por outros, como fracassos perfeitamente dispensáveis para qualquer expectador. Ao longo de sua carreira, dificilmente John Carpenter conseguiu arrancar elogios dos críticos cinematográficos, que sempre desprezaram o potencial e o talento desse diretor. Por outro lado, a maioria dos fãs dos filmes B de terror o consideram um mestre no gênero.

Seja como for, Carpenter é o responsável por sucessos inegáveis como Halloween, Christine, o Carro Assassino e Fuga de Nova York. Menos cultuado, mas superior em muitos aspectos, na minha opinião, está The Thing, uma produção que reúne elementos de ficção científica e terror no estilo mais sombrio requerido para um filme deste porte.

Batizado no Brasil como O Enigma de Outro Mundo, um título até bem escolhido, este filme enfrentou grandes dificuldades em seu lançamento nas terras do Tio Sam. Exibido nos cinemas norte-americanos em 1982, The Thing enfrentou uma forte competição com o lançamento quase simultâneo de ET- O Extraterrestre. Enquanto ET seria consagrado com um dos maiores sucessos de bilheteria, alavancando o prestígio de Steven Spilberg, The Thing beiraria o ostracismo. Hoje se explica que os dois filmes apresentavam visões completamente opostas de um mesmo assunto: alienígenas.

ET mostrava um alien bonzinho. The Thing focava uma ameaça mortal vindo do espaço. Ao que consta, os expectadores se identificaram mais com o monstrinho criado por Spilberg e suas cenas comoventes propiciadas pelo elenco de crianças, dentre as quais já se destacava a loirinha Drew Barrymore. A crítica americana impressionada com isso (eles juram que a bilheteria fenomenal de ET era mero detalhe) torpedeou a mídia com elogios quilométricos. E The Thing, como ficou na história?

Simplesmente não ficou, pois foi retirado de cartaz em poucos dias, como fracasso absoluto. Creio mesmo que a maioria das pessoas nem sequer se deram ao trabalho de verificar o outro lado da disputa alienígena bonzinho x monstro do espaço. E se tivessem feito isso, certamente se deparariam com uma visão consistente e muito bem dirigida daquilo que a imensidão cósmica guarda além de nossa compreensão...

No Brasil, quando o filme foi finalmente lançado em vídeo, as críticas também não foram muitos favoráveis. Lembro-me que um daqueles catálogos da Editora Abril que traziam os resumos dos títulos disponíveis em VHS chegou mesmo a definir The Thing como "escatologicamente exagerado", dando ao filme a cotação mínima. Vai entender..

The Thing, na realidade, é uma refilmagem de O Monstro do Ártico (1951), o que não invalida o trabalho de John Carpenter, que se valeu basicamente da ideia de um ameaça alienígena descoberta no gelo glacial. E as semelhanças terminam aí. O filme conta a história de uma expedição científica americana que se estabelece na Antártica. A normalidade da situação se altera quando um helicóptero norueguês surge perseguindo o que parece ser um simples cachorro, que termina chegando à base americana.

A nave explode num acidente e, acolhido pelos americanos, o cão logo demonstra um comportamento estranho, sendo colocado no canil junto com os outros animais da base.O que vem a seguir é uma das melhores cenas do filme, quando o misterioso cachorro se revela uma criatura disforme; uma espécie de transmorfo que tenta absorver os outros cães, digerindo-os com enzimas e tentáculos asquerosos e nauseantes. Atraídos pelo inferno deflagrado no canil, os pesquisadores, aterrorizados, mal conseguem incinerar o monstro antes de serem atacados por ele.

Os legistas da base se estarrecem ao examinar o que restou do "cão transmorfo" e concluir que a criatura estava tentando copiar os outros cachorros, para substituí-los como réplicas perfeitas. Na busca por respostas para a origem do monstro, uma equipe é mandada à base dos noruegueses.

O que eles encontram lá, porém, é apenas uma estação devastada e quase congelada, onde todos foram mortos ou simplesmente se suicidaram, como o norueguês que retalhou o próprio corpo com uma lâmina de barbear. O semblante de desespero do pobre diabo e os filetes de sangue jorrando do seu corpo, congelados pelo frio excessivo, fazem dessa cena um momento inesquecível do filme. Os americanos não tardam a descobrir que a destruição à sua volta foi uma tentativa dos próprios pesquisadores noruegueses de impedir que algo, ou alguém, conseguisse escapar vivo dali... Neste ponto, o expectador já se pergunta que ameaça tão sorrateira e terrível poderia ser aquela, capaz de gerar tanta morte e loucura. A impressão que você tem é a de que um frio muito mais penetrante que o da Antártica corre por sua espinha...

Antes de voltar a sua base, os americanos encontram os restos de outra criatura que foi queimada às pressas pelos finados noruegueses. Desconhecendo o perigo que aqueles restos fumegantes de carne e cartilagens queimadas representam, eles resolvem levar o achado para estudos em sua estação.
O que vem em seguida é uma reprodução do que teria acontecido na própria base norueguesa. Sistematicamente, os americanos começam a ser atacados pela estranha criatura e apenas tarde demais deduzem que uma ameaça alienígena presa no gelo a milhares de anos foi libertada. Seu objetivo: absorver todos os seres vivos do planeta e substituí-los por cópias perfeitas.

O mais interessante no filme é que Carpenter, ao contrário da versão original na qual se baseou, optou por não retratar o alienígena como uma criatura humanóide ou equivalente. Sua descrição para o monstro é a de um vírus transmitido pelo sangue, onde cada partícula age de forma independente (como se defender de um predador assim?). Dessa forma, as deformidades que vemos ao longo das cenas (e são muitas, para o deleite dos fãs) são o resultado da tentativa do alienígena em copiar seus alvos, muitas vezes juntando partes de outras vítimas previamente assimiladas, como no caso da gigantesca criatura que aparece no clímax no filme... Vale mencionar também a cena memorável da cabeça com pernas de aranha e olhos de caramujo que, separada do corpo, tenta fugir dos lança-chamas dos americanos.

The Thing é uma produção com muitas qualidades técnicas e criativas. Prova disso é que até mesmo a atuação do aspirante a astro Kurt Russell consegue ser convincente, como o piloto de helicóptero MacReady e personagem principal do filme. Obviamente que não poderiam faltar os elogios para os efeitos especiais de Rob Bottin, um nobre desconhecido, mas muito competente em seu trabalho. Uma curiosidade é que o mestre Stan Winston ajudou na concepção da cena do cachorro-coisa. A direção de John Carpenter é excelente, conseguindo imprimir o clima de suspense e tensão necessários ao filme e impedindo que assistamos a mais um daqueles filmecos ridículos de extraterrestres em roupas de borracha.

No Brasil, The Thing foi lançado em VHS e mais recentemente em DVD. Em ambos os casos, o filme está fora de catálogo, mas com sorte ainda pode ser comprado pela Internet. Se você é fã da lenda do Enigma de Outro Mundo, vale a pena procurar pelo DVD, onde são mostradas as cenas extras, cortadas na versão oficial. Destaque para as imagens adicionais que seriam mostradas na base norueguesa destruída e a cenas do monstrão que o herói vivido or Kurt Russell enfrenta no final do filme. Há também esboços das criaturas inicialmente previstas para serem utilizadas e do processo de concepção de alguns efeitos especiais. Há algum tempo, correram rumores de que uma nova versão para a história do alienígena enterrado no gelo ártico estaria sendo cogitada... Refilmagem da refilmagem? Onde estão as cabeças pensantes de Hollywood?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
Igor
Noob
Noob

Mensagens : 20
Data de inscrição : 20/08/2010
Idade : 24
Localização : Flores da Cunha, RS, Brazil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Enigma de Outro Mundo [1982] 406Mb - Avi - Legendado

Mensagem  Rexxar em Agosto 27th 2010, 12:09

prometo assistir Very Happy
avatar
Rexxar
Noob
Noob

Mensagens : 13
Data de inscrição : 19/08/2010
Localização : Norway

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum